PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


EB1,2,3/JI da Vila de S. Sebastião


Exposição de motivos
A desinformação é um fenómeno que afeta todas as sociedades do séc. XXI. Deste modo, parece-nos importante envolvermos o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) na criação de um mecanismo que garanta veracidade da informação. Sendo a Escola um espaço de excelência na educação dos jovens, é fundamental que o tema integre o programa de Cidadania e/ou de TIC e que seja alvo de discussão num clube escolar.


Medidas Propostas
  1. Aplicação de um símbolo de verificação de sites credíveis e não credíveis. Alertar o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) para a criação de um mecanismo com um sistema de cores, de forma a garantir que a informação encontrada é verídica.
  2. Integração do tema no currículo escolar. Sugerir nas formações anuais de professores, a integração e abordagem do tema no programa de Cidadania e/ou de TIC desde o 1.° ciclo.
  3. Criação do clube “Juventude Ativa” nas escolas. Divulgar e incentivar as escolas de todo o país a criarem o clube "Juventude Ativa", que seria aplicado no 3.° ciclo e no Ensino Secundário para que seja desenvolvido com uma maior maturidade, com o objetivo de debater e ajudar os jovens na análise e identificação de notícias credíveis e não credíveis.