PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


ES da Ribeira Grande


Exposição de motivos
1) O concurso deve ser promovido pelo Governo de Portugal (Ministério da Educação) e aplicado a todo o território português. Deve ser anual e dirigido aos alunos do ensino básico e secundário. Os vídeos devem conter alertas/ informação de fácil compreensão sobre o tema e como prémio os vencedores serão exibidos na televisão, redes sociais e nas páginas de todas as instituições públicas, como publicidade institucional. 2) Aparecimento de pop-ups – janela que surge sobre outra quando se visita uma página da internet – que mostre ao utilizador simbologia colorida para identificar - como verdadeira, em análise e falsa – a informação publicada na internet. Estes símbolos deviam ser atribuídos por uma organização própria (empresas fact-checkers) que analisariam as notícias, imagens e vídeos que circulam nas plataformas digitais. 3) O tema deveria ser abordado nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, no domínio media. A abordagem passaria por realizar palestras (com jornalistas, informáticos, etc.) de forma que os alunos adquirissem competências para saber agir perante fake news.


Medidas Propostas
  1. Promover um concurso nas escolas para a criação de vídeos curtos alusivos ao tema. Os vídeos vencedores serão exibidos (na televisão, redes sociais e nas páginas de todas as instituições públicas) como publicidade institucional.
  2. Aparecimento frequente nas pesquisas e redes sociais de pop-ups com simbologia de certificação (verdadeiro, em análise e falso).
  3. Abordar o tema na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.