PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
ES da Ribeira Grande
Exposição de motivos
1) O concurso deve ser promovido pelo Governo de Portugal (Ministério da Educação) e aplicado a todo o território português. Deve ser anual e dirigido aos alunos do ensino básico e secundário. Os vídeos devem conter alertas/ informação de fácil compreensão sobre o tema e como prémio os vencedores serão exibidos na televisão, redes sociais e nas páginas de todas as instituições públicas, como publicidade institucional. 2) Aparecimento de pop-ups – janela que surge sobre outra quando se visita uma página da internet – que mostre ao utilizador simbologia colorida para identificar - como verdadeira, em análise e falsa – a informação publicada na internet. Estes símbolos deviam ser atribuídos por uma organização própria (empresas fact-checkers) que analisariam as notícias, imagens e vídeos que circulam nas plataformas digitais. 3) O tema deveria ser abordado nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, no domínio media. A abordagem passaria por realizar palestras (com jornalistas, informáticos, etc.) de forma que os alunos adquirissem competências para saber agir perante fake news.
Medidas Propostas
- Promover um concurso nas escolas para a criação de vídeos curtos alusivos ao tema. Os vídeos vencedores serão exibidos (na televisão, redes sociais e nas páginas de todas as instituições públicas) como publicidade institucional.
- Aparecimento frequente nas pesquisas e redes sociais de pop-ups com simbologia de certificação (verdadeiro, em análise e falso).
- Abordar o tema na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.