PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Escola Básica Grão Vasco, Viseu
Exposição de motivos
A primeira medida que propomos consiste na inclusão do tema Cidadania Digital na disciplina de CIDES. O tema seria incluído no módulo dos Media e seria de caráter obrigatório. Seria abordado nos anos de início de ciclo, 5.º e 7.º anos. Neste tema, seriam trabalhados os seguintes temas:• identificar fake news;
• distinguir notícias de informação manipulada;
• aprender técnicas para verificar a veracidade da informação;
• conhecer ferramentas de factcheking;
• refletir sobre os impactos da desinformação.
O objetivo da inclusão deste tema no programa de CIDES é educar a população jovem, para que possam olhar de forma crítica para a informação com que se deparam no seu dia-a-dia, distinguindo factos de opiniões e desenvolver competências para avaliar a veracidade de uma notícia.
A segunda medida que propomos é o desenvolvimento de uma aplicação gratuita pelo governo com o objetivo de ajudar a população a proteger-se contra notícias falsas, e contra a desinformação em geral.
Esta aplicação deve permitir ao utilizador:
• identificar fake news e alertar os utilizadores;
• apresentar tutoriais/vídeos para instruir o utilizador e o levar a uma melhor compreensão do tema;
• apresentar aos utilizadores sites fiáveis para a consulta de informação.
A criminalização da produção e publicação de fake news é fundamental para combater este fenómeno e é algo para o qual, no quadro legal português, não existe ainda regulamentação. Tal facto é corroborado pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), que refere que “…atualmente, no quadro legal português não se conhece norma que especificamente preveja o tipo de atuação que a desinformação pode suscitar ou abarcar, nem tão pouco, obviamente, a respetiva sanção” (ERC, 2019 p.34)
Além de punir quem cria conteúdo falso com intenção maliciosa de gerar danos, esta medida também pretende dissuadir potenciais criadores de conteúdos falso.
Medidas Propostas
- Inclusão do tema “Cidadania Digital” no módulo acerca dos Media na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
- Criação de uma app governamental gratuita que permita a validação da informação e identificação de fake news.
- Elaboração de legislação que regulamente a produção e divulgação de fake news.