PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica D. Luis Loureiro, Silgueiros, Viseu


Exposição de motivos
1- De modo a que a população possa confiar no que está a ler e a ver sobre determinado assunto, dever-se-ia criar um site em que esteja compilada toda a informação sobre os assuntos do momento, mas que fosse fidedigno.
Muitos dos sites que hoje existem só divulgam informações falsas, na maioria das vezes são só para obterem milhares de visualizações e ganharem mais dinheiro, pois o que está lá é aquilo que as pessoas querem ouvir, sendo falso ou verdadeiro.
2- De forma a minimizar e desencorajar a desinformação, as multas são um meio para reduzir as falsas informações e permitir alguma segurança aos lesados. Pode-se também deste modo evitar partilhas e reincidências de falsas noticias.
3- Com informação atualizada os pais, encarregados de educação/tutores poderão em tempo útil alertar os seus filhos/educandos de notícias ou comunicações falsas e assim evitar a transmissão de sucessivas fake news.


Medidas Propostas
  1. Criação de um regulamento para os meios de comunicação, controlado por entidades governamentais.
  2. Quem publicar uma fake news deve ser penalizado com uma multa, independentemente do grau de gravidade da mesma. O lesado deve ser indemnizado pela entidade/pessoa responsável pela sua publicação.
  3. Os pais e encarregados de educação devem conhecer os mecanismos ao seu dispor de forma a proteger as contas/perfis dos seus educandos, alertando-os para os malefícios das fake news.