PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira


Exposição de motivos
Fake News- Projeto de Recomendação

Com o avanço tecnológico e a velocidade com que as informações percorrem o mundo, a credibilidade das notícias deveria ser maior. No entanto, não é sempre isso que acontece, visto que ainda é comum a circulação de fake news (ou notícias falsas).
Os efeitos desse tipo de (des)informação está no dia a dia de todos. Quem nunca recebeu uma notícia falsa no seu telemóvel e a partilhou sem verificar a fonte? É verdade, provavelmente já todos fizemos isso alguma vez na vida e contribuiu, mesmo que de forma inconsciente, a tornar viral uma fake news.
Fake news são notícias falsas, produzidas para enganar, distorcer, manipular, desinformar. O fenómeno circula na Internet e nas redes sociais a uma velocidade incontrolável. O problema é que as mentiras são tantas vezes repetidas que até parecem verdadeiras e, por isso, difíceis de identificar. Estes conteúdos políticos, comerciais ou outros, que beneficiam os seus autores, representam uma ameaça à informação e à democracia. Desconfiar e verificar fontes são passos importantes para combater o inimigo.
Assim, de forma a combater as Fake News: que estratégia para combater a desinformação, a Escola Secundária de Moimenta da Beira propõe as seguintes medidas:


Medidas Propostas
  1. Criar parcerias / contratos com influencers para divulgação de informações e ações de sensibilização sobre Fake News junto dos jovens.
  2. Penalizações pesadas para as empresas de comunicação social / fontes de informação que divulguem informações falsas e incentivos para quem faz as denúncias.
  3. Utilização de mensagens de alerta sobre Fake News, em formato de rodapé, nas notícias em horário nobre, ou outros programas televisivos de muita audiência.