PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Emídio Navarro, Viseu


Exposição de motivos
Medida 1- Um dos motivos que levou ao surgimento dessa medida foi a sensibilidade que a população portuguesa apresenta relativamente à propagação das “Fake News”. Sendo assim, um aplicativo governamental, seria um meio seguro de procurar informação verdadeira/fidedigna. Os cidadãos fariam o download do aplicativo por meio dos seus aparelhos eletrónicos (ex. telemóvel, tablet, …..).

Medida 2 –Consideramos que cidadãos informados estão mais alerta para os perigos das Fake News. Por isso defendemos que ações de formação e sensibilização promovidas pelo Governo em complexos escolares seriam benéficas tanto para os educandos como para os educadores.

Medida 3 – Cremos que a criação de um anúncio publicitário televisivo pode fazer chegar à população os perigos das Fake News por meio de um acesso rápido e direto, como os canais de televisão. Julgamos que o anúncio poderia passar, preferencialmente, em horário nobre, como por exemplo, nos intervalos dos telejornais, podendo também abranger outros horários de todos os canais da televisão nacional.


Medidas Propostas
  1. Criação de uma plataforma, pelo Governo, cujo objetivo é apresentar informações fidedignas.
  2. Promover ações de formação e sensibilização sobre “Fake News” nas escolas e universidades.
  3. Desenvolvimento de um anúncio publicitário televisivo governamental com o intuito de alertar a população para as “Fake News”.