PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Penalva do Castelo


Exposição de motivos
A literacia mediática é uma questão de inclusão e de cidadania na sociedade da informação de hoje.
Todos os dias ouvimos falar de notícias falsas – Fake News – e isso pode acontecer através de vários canais de informação, como por exemplo rádio, televisão, jornais e revistas e também na internet que abrange tudo.
Temos que ter cuidado com a informação a que temos acesso e saber procurar a verdade, evitando contribuir para espalhar o boato. Para isso, é importante termos competências e condições de acesso para saber distinguir a verdade da mentira.
Fake News é uma expressão que vem do Inglês e significa notícias falsas. Normalmente atraem os leitores e não apresentam factos comprovados. Essas notícias falsas têm grande capacidade para atrair a atenção e são publicadas na internet em sites com pouca credibilidade, que apelam para o lado emocional do leitor, estimulando-o a consumir e compartilhar o conteúdo sem verificar se é verdadeiro ou falso.
Na maioria dos casos, a divulgação de uma Fake News tem como objetivo legitimar um pensamento, favorecer ou prejudicar alguém.
As principais vítimas são pessoas com idade avançada e pouca escolaridade.
Para podermos ter a certeza da verdade de uma informação, temos que saber pesquisar e escolher várias fontes.
Nos dias de hoje, é fácil publicar mentiras que podem fazer mal às pessoas e levá-las ao engano. Temos que saber distinguir a mentira da verdade e não fazer coisas que ajudem a espalhar a mentira.


Medidas Propostas
  1. Criar oportunidades de formação para os jovens e adultos adquirirem maiores competências digitais, nomeadamente na realização de trabalhos de pesquisa e saberem evitar a divulgação de informações que não são verdadeiras.
  2. Equipar as escolas, todos os alunos e também todas as localidades com redes de internet que permitam uma utilização digna e promovam a igualdade de acesso a todos.
  3. Estabelecer parcerias entre escolas e lares de idosos, de modo a desenvolver as suas competências digitais para poderem comunicar em segurança com os seus amigos e familiares e assim terem uma vida segura e mais feliz.