PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Dr. João Lopes de Morais, Mortágua


Exposição de motivos
A fabricação, divulgação, reprodução ou partilha de notícias, informações falsas ou inverídicas, pode ter um forte impacto na vida pessoal, académica, profissional ou social, de quem a veicula, (voluntaria ou involuntariamente), e sobretudo na dos indivíduos atingidos.
É fundamental que os jovens, desde cedo, sejam alertados para eventuais impactos nocivos destas condutas, e que aprendam estratégias para obter informações fidedignas e contextualizadas, de forma a evitar este flagelo.

Em plena era digital, em que a informação é partilhada de forma vertiginosa e as ferramentas informáticas estão ao dispor de todos, é fundamental que cada um e a comunidade como um todo, esteja ciente e preparada para reconhecer ou suspeitar do que pode ser desinformação, evitando a sua partilha ou uso. Iniciativas de cariz local, permitem incluir um maior número de pessoas e adaptar as formações a públicos diferentes.
Não podemos reconhecer a importância de uma fake new apenas quando tem impacto político ou económico relevante ou quando atinge entidades com grande grau de notoriedade pública.

Por mais idóneo que seja o seu percurso, ninguém está livre de poder ser vítima de uma fake new. Cabe-nos, enquanto sociedade, informar, formar, prevenir e relembrar.


Medidas Propostas
  1. Reforçar a abordagem do tema como conteúdo autónomo, na disciplina de cidadania, articulando com uma vertente mais prática na disciplina de TIC.
  2. Debates/ações de formação promovidas pelas entidades locais para as suas comunidades.
  3. Criar uma efeméride - dia nacional de combate às fake news.