PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique, Repeses, Viseu
Exposição de motivos
Já lá vai o tempo em que quem contava um conto lhe acrescentava um ponto. As notícias chegavam deturpadas devido à distância que estas tinham de percorrer até chegarem ao destinatário e muitas vezes devido à má comunicação. Hoje a distância física não é um problema e a distorção das notícias encontra-se apenas à distância de um “click”. O primeiro argumento é baseado no facto de alguns sites que publicam notícias não serem fidedignos e da sua informação não ser credível. Assim, ao invés de participarmos numa corrente infindável de notícias enganosas sugerimos a criação de um local onde as notícias falsas sejam desmascaradas. Como sabemos as tecnologias estão bastante desenvolvidas e que facilmente um computador confirma a veracidade de uma notícia! Neste nosso espaço seguro, jovens, adultos e idosos seriam notificados assim que uma notícia fosse descredibilizada. Este espaço iria ser uma forma rápida de sabermos a verdade por de trás das notícias. A criação de um site online que atualizasse as pessoas sobre a fidedignidade da notícia iria quebrar a enorme corrente de desinformação a que temos assistido. O segundo argumento leva-nos a refletir no com crítico é o tema, que leva inclusivamente ao aparecimento de programas na comunicação social como o “Polígrafo” que procuram contrariar a desinformação que facilmente se dissemina. Este seria um dos meios mais eficientes para chegarmos ao destino que é o fim das fake news. Sabemos que os programas de televisão chegam a um grande público e que forma melhor para contrariar um corrente de desinformação do que a própria informação? A criação de vários programas iria contraria as fake news e analisar aquilo que realmente aconteceu de uma forma rápida e eficaz, de modo a informar as pessoas sobre o sucedido. O último argumento, mas não menos importante, é para nós, o mais relevante! Afinal a disseminação das fake news é responsabilidade de todos nós! Tudo começa quando vemos um título escandaloso e não prestamos atenção ao resto da notícia e a partilhamos contribuindo para a ignorância coletiva. No entanto se fossemos instruídos e relembrados que não o devemos fazer, seria essa a nova mensagem que passaria de boca em boca, ao invés de propagarmos as fake news. A nossa proposta é ensinar as pessoas a fazer a distinção entre o que é verdadeiro ou não. Começando por alertar para títulos enganosos, instruindo as pessoas para ler a notícia afinal quantas vezes já partilhámos algum conteúdo sem o ler devidamente? É estranho como algo tão simples como ler pode parecer tão difícil em certas ocasiões. Os títulos podem ser enganosos, mas já todos devíamos saber disso. Ler a notícia e confirmar a data antes de a partilharmos são duas tarefas extremamente simples, mas que representam dois grandes passos naquele que é o longo caminho de combate às fake news. E basta sermos instruídos para que isso aconteça incluindo este tema no programa escolar como sendo obrigatório, pois muitas vezes não é devidamente abordado.
Medidas Propostas
- Criação de mais programas televisivos que tenham como objetivo desmascarar notícias falsas.
- Criação de um “espaço seguro” online que notifique os utilizadores sempre que uma notícia falsa é descoberta.
- Instruir a comunidade, principalmente os mais jovens (camada mais presente na internet) a fazer uma pesquisa segura.