PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal


Exposição de motivos
As nossas medidas foram criadas com a finalidade de reduzir o número de notícias falsas com que lidamos todos os dias.

Em primeiro lugar, os sites viáveis poderiam ter um selo de verificação. Por exemplo, se o sapo.pt, que é um site de notícias, fosse um site viável teria um selo de verificação e o leitor saberia que o seu conteúdo é verdadeiro, ao passo que se o site em questão não fosse viável, não apresentaria um selo de verificação e seria decisão do leitor acreditar ou não na notícia. Nas redes sociais, como o Instagram e o Facebook, o selo não se inseriria na aplicação, mas no perfil de notícias do utilizador. Isto leva a que as pessoas saibam que a notícia é verdadeira e possam compartilhá-la, se o quiserem, em segurança. O selo de verificação seria um certo (✓), e nos sites localizar-se-ia no canto superior esquerdo da barra de pesquisa.

Em segundo lugar, podia criar-se uma plataforma ou aplicação onde se inseriria a notícia e poderia confirmar-se se esta é verdadeira ou não. A plataforma ou aplicação teria um espaço onde os utilizadores introduziriam a notícia e, automaticamente, era revelado se esta era válida ou se seria falsa. Também se apresentariam outras fontes que abordassem o mesmo conteúdo ou conteúdos relacionados com a mesma. Esta plataforma ou aplicação poderia ter parceria com um jornal de renome, onde a informação fosse credível, e posteriormente iria contribuir para a confirmação da notícia.

Por último, podiam criar-se centros de fiscalização de notícias, de modo a diminuir o risco de elas serem falsas. Antigamente existia a censura que impedia muitos artigos de serem publicados, estes centros não praticariam a censura, mas limitar-se-iam a fiscalizar as notícias e, se surgisse alguma incorreta, esta não seria divulgada. O centro de fiscalização, além de executar o que foi referido acima, também interviria nas notícias já publicadas. Se algum artigo já divulgado fosse falso, este seria eliminado de todas as redes com o objetivo de reduzir o seu impacto.

Em suma, as medidas que nós apresentámos não terminarão com as fake news, mas contribuirão para sua diminuição.


Medidas Propostas
  1. Criação de um selo de verificação que valide a atualização e legitimidade da notícia
  2. Desenvolvimento de uma plataforma ou aplicação digital onde se inseriria a notícia
  3. Estabelecimento de centros de fiscalização para examinar a veracidade do conteúdo e verificar a credibilidade da fonte