PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa, São Pedro do Sul


Exposição de motivos
1 - Medida
Face à crescente desinformação e aumento significativo da alarmante divulgação de notícias falsas, principalmente nas redes sociais, pretende-se através desta medida, criar campanhas de sensibilização/informação para informar e esclarecer os jovens e a comunidade educativa, capacitando-os de ferramentas que os leve a identificar as notícias falsas. Por sua vez, propõe-se que os próprios jovens possam criar ações dirigidas para a população mais idosa, já que se acredita que pelas suas características sejam mais facilmente induzidos por notícias falsas.

2 - Medida
Acredita-se que a criação de leis mais específicas e que incidam em consequências diretas para quem cria conteúdo falso, poderá dissuadir quem pratica tais atos.

3- Medida
Estamos num cenário cada vez mais digital, em que os jovens diariamente, são confrontados com a importância das novas tecnologias, onde a informação tem cada vez mais importância na vida pessoal, social e até profissional. Deste modo, a proposta desta medida assenta na criação de uma oferta complementar nas escolas, em que os alunos possam ter a oportunidade de explorar, aprender a criar conteúdos de informação e trabalhar temas ligados a esta área. Havendo possibilidade desta oficina funcionar em formato online.


Medidas Propostas
  1. Campanhas de sensibilização/informação sobre as notícias falsas para toda a comunidade educativa
  2. Leis com punição para atos de criação de falsas notícias
  3. Criação de uma "Oficina de Comunicação" nas escolas