PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Morgado de Mateus, Vila Real


Exposição de motivos
Hoje em dia, existe uma grande desinformação devido à disseminação exacerbada das fake news.
Por isso, pensamos que as medidas que propomos poderão, se forem aprovadas, contribuir para que, por um lado, haja um melhor controlo sobre a disseminação das fake news e, por outro lado, que a população em geral, e os jovens em particular, se tornem pessoas mais informadas e desenvolvam uma consciência cívica e um espírito crítico que lhes permitam, com maior eficácia, identificar a veracidade das notícias que vão surgindo a todo o momento das mais diversas formas.
Consideramos que as sessões de informação e sensibilização são cruciais para a construção de uma sociedade mais esclarecida, começando pelos jovens que são geralmente, fruto de alguma ingenuidade e inexperiência, mais vulneráveis a este tipo de notícias.
Contudo, estas sessões não conseguirão naturalmente combater a disseminação de todas as notícias falsas, pelo que seria importante criar também equipas de robôs com inteligência artificial para selecionarem e supervisionarem os conteúdos que circulam livremente pela Internet.
Finalmente, e porque estas medidas por si só não conseguirão erradicar por completo todas as fake news, propomos que sejam aplicadas multas, claro que depois de devidamente aprovadas, a todos os cidadãos que deliberadamente publicarem uma notícia falsa. Obviamente a multa a aplicar iria depender da gravidade da notícia.


Medidas Propostas
  1. Promoção de Sessões informativas e de sensibilização sobre o uso saudável da internet (palestras nas escolas).
  2. Criação equipas de bots (robôs) com inteligência artificial para supervisionarem os conteúdos que são colocados na internet.
  3. Aplicação de uma multa a uma pessoa que colocar uma notícia falsa na web (quanto mais falsa for a notícia, maior será o valor da multa).