PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Nadir Afonso, Chaves


Exposição de motivos
Nos tempos atuais, com o aparecimento e crescimento das redes sociais, o aproveitamento destas para diferentes finalidades veio gerar fenómenos de efeito preservo, tais como as denominadas "fake news", que têm levado a sociedade a assimilar greves mentiras e calúnias como verdades, atingindo proporções tais, que se torna difícil distinguir o que é e verdadeiro do que é falso.
Com as nossas propostas pretendemos essencialmente alertar as autoridades e a própria administração das diferentes plataformas para os perigos inerentes às "fake news", e que estas tomem medidas de prevenção em relação à veracidade das mesmas, assim como punição para os respetivos emissores .


Medidas Propostas
  1. As entidades responsáveis pela edição das notícias (facebook, tweeter, instagram....), deverão previamente analisar os artigos expostos e classificá-los, colocando alertas, para aviso da veracidade das mesmas.
  2. Deverá ser criada uma entidade/plataforma para monitorizar, controlar e denunciar as fake news. Nesta mesma plataforma deverá constar uma lista de diferentes fontes pouco fidedignas, principalmente aquelas que já prevaricaram.
  3. Formação de técnicos especializados em análise de informação, para proteção dos utilizadores, principalmente dos idosos que facilmente são vítimas de falas notícias e falsa propaganda.