PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Melgaço


Exposição de motivos
Uma vez que, há pouca informação a nível local sobre o tema, circulam notícias falsas que têm afetado negativamente a vida das pessoas e considerando que a informação será a medida mais acertada para prevenir qualquer tipo de comportamento, deve a comunidade apostar em iniciativas deste género, propõe-se a medida número 1.
Considerando que é importante proteger os cidadãos e garantir que os conteúdos, nomeadamente da internet, sejam seguros e que o governo tem um papel fundamental na criação de legislação que garanta a veracidade da informação e proteja os cidadãos das falsas notícias, propõe-se a medida 2.
Considerando que a desinformação advém da falta de espírito crítico da população que utiliza, por exemplo, a internet, e é necessário educar os utilizadores, propõe-se a medida 3.


Medidas Propostas
  1. Criar na Comunidade sessões de informação, debates anuais a nível local, no sentido de tornar o público sensível à temática “Fake News” e as suas consequências, tendo início nas Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia e Instituições locais.
  2. Criar uma equipa governamental e especializada composta por jornalistas e profissionais na área da comunicação que verifiquem e filtrem todos os conteúdos das redes sociais, desenvolvendo aplicações de simples utilização e criando um site com informação sobre as aplicações mais confiáveis.
  3. Sensibilizar as pessoas, começando pelos alunos das escolas, para a importância de consultar fontes fiáveis e ter espírito crítico, pondo em causa a informação divulgada, implementando um conjunto de atividades a integrar no PAA (Plano Anual de Atividades) sobre os comportamentos a adotar online.