PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Valdevez


Exposição de motivos
A comunidade em geral, nomeadamente os encarregados de educação, a escola, o poder político local e central devem assumir uma maior responsabilização educativa, formal e não formal, acerca de algumas empresas transnacionais e multinacionais que detêm oligopólios gigantescos na área da comunicação e poderão ser uma ameaça à diversidade cultural, formação de opinião, autonomia, formação dos cidadãos, bem como à democracia.
A elevada interatividade e facilidade de divulgação de textos e conteúdos nos mass media, obrigam a rever os papéis dos agentes sociais no sentido de educarem os jovens para a cidadania desde o primeiro ciclo, ensinando-os a selecionar, analisar, refletir, questionar e criticar de forma a não aceitar passivamente as notícias, incutindo-lhes a importância da literacia global.


Medidas Propostas
  1. Desenvolver nos alunos a literacia digital sem descurar a literacia global.
  2. Promover a educação dos jovens no sentido de desenvolver maior capacidade crítica na análise das fontes das respetivas notícias.
  3. Sensibilizar os pais para a importância de um maior controle e acompanhamento dos seus filhos em relação às notícias falsas que circulam pelo Mundo, através dos mass média.