PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas José Afonso, Moita


Exposição de motivos
Consideramos o tema de grande pertinência, não só pela sua atualidade, mas também pelo facto de trazer à discussão participada pelos jovens o mundo que temos e o mundo que queremos. A realidade da desinformação e da divulgação de "Fake News" e de como estas podem trazer consequências muito negativas, quer ao individuo, quer à sociedade no seu conjunto. Assim, as medidas apresentadas, recaiem na formação, informação e divulgação de mecanismos e comportamentos que permitam a cada um de nós e à sociedade em geral saber lidar com a informação que recebe. A literacia da cidadania, o reforço na educação, na construção de competências de capacidade crítica intelectual, a construção de opiniões sólidas e fundamentadas são essenciais para interpretarmos o mundo em que vivemos e estarmos munidos das ferramentas que nos permitem lidar com "tsunami" de informações e notícias que nos chegam segundo a segundo todos os dias através das mais diversas redes e formas de comunicação. O controlo da informação deverá respeitar os princípios, liberdades e garantias plasmados na Lei, esse é também um enorme desafio.


Medidas Propostas
  1. Utilização dos órgãos de comunicação para campanhas de sensibilização, programas de esclarecimento e mobilização da sociedade civil no combate às Fake News em paralelo com a realização de palestras de consciencialização/formação e informação nas escolas levadas a cabo por entidades competentes que ensinem como prevenir, detetar e denunciar falsas informações;
  2. Criar um aplicativo que ensine como lidar em situações de “ fake news”;
  3. Criação de uma Plataforma Web de verificação de notícias cujo conteúdo possa ser considerado falso e potencialmente perigoso, sendo que os sites com demasiadas denúncias deviam ser verificados pela sede da Google e essas contas serem encerradas.