PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária da Bela Vista (Agrup. Escolas Ordem de Sant'Iago)


Exposição de motivos
Para lutar contra as fake news, o nosso programa define três eixo de atuação que pretendem melhorar os mecanismos já existentes. Os três eixos são: "Dissuadir", "Controlar" e "Prevenir". Consideramos necessário haver uma penalização efetiva para os responsáveis pela criação e divulgação consciente de fake news e desta forma conseguir travar a proliferação de desinformação. Tendo em conta que a internet veio ampliar o fenómeno, a nossa aposta passaria pela criação de plataformas virtuais e canais de televisão fruto de uma colaboração internacional (de acordo com o que tem vindo a ser feito pela União Europeia), a fim de detetar e denunciar fake news. Por último, acreditamos que quanto mais as pessoas estiverem informadas quanto à maneira de detetar fake news, menos se deixarão enganar. Assim, propomos uma intervenção direta com ações de formação/sensibilização dirigidas a jovens em idade escolar, população ativa e terceira idade. Apesar de não serem totalmente inovadoras, estas medidas, implementadas com rigor e em simultâneo, poderiam integrar uma campanha global e realmente inovadora.


Medidas Propostas
  1. Penalização efetiva para quem cria ou, de forma consciente, divulga fake news.
  2. Recurso a plataformas/canais (fruto de colaboração internacional) que informem as pessoas sobre as fake news que vão surgindo.
  3. Promover ações de formação/sensibilização sobre a forma de detetar fake news, em escolas, locais de trabalho e espaços sociais a fim de chegar às várias faixas etárias (jovens em idade escolar, adultos e idosos).