PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica D. João I, Baixa da Banheira, Moita


Exposição de motivos
Numa sociedade fortemente marcada pela globalização e pelas novas tecnologias, o direito e acesso à informação são aspetos vitais na comunicação humana. Existe, contudo, no âmbito da circulação de notícias, o risco permanente das fake news, publicadas com o intuito deliberado de comprometer o rigor da informação e/ou a imagem de um indivíduo, de obter lucro financeiro, entre outros aspetos.
Assim, torna-se premente, em especial junto da comunidade escolar, discutir a problemática das fake news, alertando para os seus perigos e consequências, contempladas ou não no quadro legal.


Medidas Propostas
  1. Afixação de cartazes e projeção de vídeos em circuito fechado no espaço escolar e divulgação, em suportes diversos, do tema “Fake News”, como estratégia de sensibilização dos alunos mais novos, aliadas ao contacto presencial com turmas dos distintos níveis de ensino do Agrupamento
  2. Criação, por voluntários, de um site com um link de ligação a um podcast, cujo objetivo será o de apoiar os alunos do Agrupamento na avaliação do rigor/fidedignidade de notícias.
  3. Dinamização de sessões de esclarecimento destinadas à comunidade escolar, durante as quais serão abordados temas da atualidade e com pertinência para os jovens e analisado um conjunto de notícias manipuladas/distorcidas acerca dos mesmos, com a intervenção de professores, funcionários da Escola, figuras públicas, Encarregados de Educação, etc.