PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Elias Garcia, Sobreda, Almada


Exposição de motivos
A maioria dos jovens adolescentes utiliza as tecnologias de comunicação, nomeadamente as redes sociais, sem grandes cuidados, em particular na recolha e partilha de informação, ou seja, sem a certeza absoluta que é informação fidedigna. Mesmo com todas as advertências e cuidados que vão sendo transmitidos aos jovens, seja na escola ou em família, parece não existir uma preocupação séria quando se utilizam motores de busca, se consultam sites, aceitando-se tudo como credível e verdadeiro. Não há, na generalidade dos jovens, uma vontade séria e crítica na procura de informação e na sua publicação, isso vê-se nas afirmações que se fazem, sem fundamento ou credibilidade confirmados, e que depois de partilhadas por imensos jovens se tornam quase verdades absolutas.


Medidas Propostas
  1. Criação de uma app de fácil utilização que pudesse confirmar a fiabilidade da informação e do site consultados.
  2. Implementação de um sistema de pontos/ bonificação sempre que se utiliza ou se acede a sites com informação credível.
  3. Implementação, na escola, de uma vertente curricular ou não, onde este tema da desinformação/ fake news possa ser abordada de forma pedagógica, dinâmica e atrativa, e não apenas pontualmente ou de forma dispersa.