PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Escola Secundária de Alcácer do Sal
Exposição de motivos
Recorrendo ao Projeto Educativo do Agrupamento, "O Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal tem potencialidades que têm de serevidenciadas, fazendo despertar as capacidades de cada um e quebrar rotinas, para que em
colaboração se consiga fazer algo de verdadeiramente significativo.
Para despoletar a mudança será necessário o envolvimento ativo das estruturas do
Agrupamento, um envolvimento eficiente e responsável, primando pela vontade de fazer, vontade
de mudar, para isso é necessário envolver toda a escola em torno deste Projeto Educativo. Mas toda
a escola não chegará, será necessário envolver também a comunidade para conseguirmos construir
uma escola mais dinâmica". Assim urge a mudança de mentalidades começam a mudar para isso é preciso começar a alertar, trabalhar essas mentalidades para cada vez mais estarmos atentos a tudo o que nos rodeia e ter capacidade de crítica de forma construtiva e enriquecedora.
Como as Fake News nos "bombardeia" por todos os lados temos que aguçar engenhos para despertar e "fazer pensar" os nossos jovens em particular (futuras pessoas ativas da sociedade" e tentar através deles chegar à comunidade, pelo menos aos mais doa agentes ativos (alunos)
Medidas Propostas
- Promover tempo de antena diário na televisão pública (RTP) com o objetivo de refutar notícias falsas e comprovar outras verdadeiras. (Pequenos segmentos na televisão a explicar certo tema, comprovando a sua veracidade ou não)
- Promover conversas sobre a atualidade nas aulas de cidadania e desenvolvimento/cidadania e valores, ensinar a identificar notícias falsas com consulta recorrente a fontes de informação fidedignas, e promover sessões na comunidade escolar para educar sobre estes assuntos. (Hoje em dia poucos alunos vêem notícias na televisão, sendo por isso importante promover a informação na escola)
- ação de uma conta nas redes sociais (Instagram, Twitter) associada ao estado, com o objetivo de informar de forma simples e clara sobre determinados assuntos, de denunciar notícias falsas e de educar sobre o tema.
(Como a desinformação é propagada nas redes sociais, a informação verdadeira também deve ser propagada nas redes sociais)