PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Almeirim


Exposição de motivos
1ª – Criação de campanhas de sensibilização sobre Fake News e sessões com os alunos dos 3º e 4º anos, 2ºe 3º ciclos e ensino secundário.
Com esta medida pretendemos combater a desinformação. As campanhas de sensibilização irão decorrer nas escolas, dadas por elementos ligados aos jornais do concelho/distrito. Deverão ser realizadas várias vezes ao ano, de formas diferentes, ou seja, as campanhas de sensibilização podem ocorrer na forma de palestras, cartazes, panfletos e/ou publicações no jornal escolar/site.
Com as campanhas de sensibilização, pretendemos combater a desinformação, alertando os alunos para os perigos das Fake News e como as detetar:
- Ajudar a esclarecer como confirmar a autoria de todas as notícias pois muitos cibernautas publicam notícias que não são da sua autoria.
- Esclarecer como confirmar a fonte de onde é que foi retirada a informação que está na notícia, e comparar com outras fontes.
- Fomentar a verificação do URL para saber se é confiável pois nem sempre o orgão de comunicação é especialista no assunto e pode estar a transmitir informações falsas.
- Atualização dos últimos estratagemas e técnicas utilizados para espalhar a desinformação.



- Fomentar a denúncia de notícias falsas para evitar que se propaguem com rapidez.
Com esta medida, pretende-se encorajar e ensinar as pessoas a denunciar qualquer fonte que contenha conteúdo falso.
2ª – Criação de um evento anual sobre Fake News e Desinformação
Criação de um evento anual que aborde as Fake News para manter a comunidade escolar ativa e informada sobre problemas que cada vez mais acontecem na sociedade.
O evento ocorreria num dia letivo tanto no período da manhã com no da tarde. Nesse dia os alunos punham em prática os seus conhecimentos sobre a desinformação e outros temas adquiridos nas aulas de Cidadania e mostravam os trabalhos realizados ao longo do ano sobre o tema.
Estar informado de como evitar e combater a desinformação é fundamental, assim como alertar o máximo de pessoas possível para esta situação, de modo a afetar cada vez menos os utilizadores da internet.
3ª – Criação de um jornal escolar online /site sobre “Fake News”
Criação de um jornal escolar/site, onde abordariam o tema das fake news e outros temas da sociedade atual. O jornal escolar/site teria também uma extensão na rede social “Instagram”.
A criação do jornal/site tem com o objetivo manter os alunos e a comunidade escolar informadas sobre a existência de Fake New e ainda um meio de ajudar a passar ideias mais rápidas e credíveis. O jornal escolar/site seria monitorizado pelo Clube de Jornalismo e Comunicação tendo como patrono o diretor ou um jornalista do concelho ou perto. Abordaria vários temas que cada vez mais acontecem na sociedade atual mas em maior relevância as FAKE NEWS e a desinformação.
Com o jornal online/site pretendemos que a comunidade escolar aprenda a ler notícias credíveis e de uma fonte de confiança.


Medidas Propostas
  1. Criação de campanhas de sensibilização sobre Fake News e sessões com os alunos dos 3º e 4º anos, 2ºe 3º ciclos e ensino secundário.
  2. Criação de um evento anual sobre Fake News e Desinformação
  3. Criação de um jornal escolar online /site sobre “Fake News”