PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento


Exposição de motivos
Face à velocidade atual, com que qualquer informação, fidedigna ou não, é veiculada através dos meios de comunicação, está cada vez mais presente a preocupação sobre a disseminação de conteúdos não validados colocando em causa o debate livre e informativo e, consequentemente, fragilizar a estabilidade das sociedades democráticas.
Quando se fala em combate às "fake news", é preciso ter em mente que se trata de uma questão complexa e que exige do cidadão competências ao nível de diferentes literacias. Quem cria e dissemina conteúdos falsos tem intenções perversas, sejam financeiras, políticas ou de difamação. É por isso necessário criar mecanismos de identificação de informação falsa de forma a evitar a sua disseminação.


Medidas Propostas
  1. Incluir o tema da desinformação/fake news como conteúdo curricular das disciplinas de TIC e de Cidadania e Desenvolvimento.
  2. Criação de uma página web/blogue com informação sobre como identificar as fake news.
  3. Realização de palestras de sensibilização a alertar para o perigo das fake news e para o combate à desinformação, dirigidas aos alunos do 2º e 3º Ciclos.