PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Manuel Figueiredo, Torres Novas


Exposição de motivos
Atualmente vivemos ligados pela internet numa “aldeia global”. Juntamente com os benefícios que a tecnologia nos traz, também vêm os malefícios. E um deles é a proliferação de notícias falsas e a repercussão que têm muitas das vezes na vida das pessoas.
Todos nós devemos ter a preocupação em analisar a credibilidade das notícias que nos chegam sejam elas via internet, ou outro meio de comunicação a que estamos habituados.
Nas escolas e na sociedade em geral, tem-se observado uma crescente dificuldade em separar o real do falso e a desinformação vai proliferando. Nesse sentido, cada vez se torna mais necessário proceder ao reforço de uma política de alfabetização e literacia para os Media. Torna-se prioritário desenvolver o espírito crítico, condição fundamental para uma utilização crítica e segura da Internet e das redes sociais, permitindo por exemplo melhorar a capacidade para questionar a veracidade de uma notícia ou outra informação a que temos acesso.


Medidas Propostas
  1. Criação de um organismo gerido pelo Estado ou por uma empresa certificada pelo Governo onde se listassem notícias / informações falsas e os seus autores.
  2. Introduzir na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento conteúdos / atividades para despertar a consciência dos alunos para a questão das notícias / informações falsas.
  3. Impor obrigatoriedade aos meios de comunicação social, de fazerem balanços temporários sobre notícias /informações falsas divulgadas.