PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica de Alcanede, Santarém


Exposição de motivos
O tema desta edição do Parlamento dos Jovens é, particularmente, importante e pertinente nos tempos em que vivemos. A Ordem dos Psicólogos, em Portugal, tem manifestado a sua preocupação face à, cada vez mais rápida, difusão de fake news, principalmente porque se tem verificado muita desinformação na área da Saúde Pública, relativamente à pandemia COVID-19. No entanto, este é um fenómeno global em que nós, jovens, também temos a perceção de que, muitas vezes, as mentiras se espalham mais rapidamente do que a verdade e, até sem darmos conta, contribuímos para essa disseminação. Na nossa escola, o combate à desinformação tem passado, principalmente, pelo debate destas questões em contexto de sala de aula, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e na disciplina de Oferta Complementar “Voz dos Alunos”. Nesta edição do Parlamento dos Jovens também promovemos sessões de debate e esclarecimentos, utilizando, inclusivamente, a Rádio Escolar para o efeito. No entanto, queremos ter um papel mais ativo e contribuir com outras estratégias na luta contra as fake news. As propostas vencedoras na nossa escola incidem, sobretudo, na sensibilização para as consequências da desinformação e formas de a combater, quer na comunidade escolar, quer através de outras iniciativas de âmbito nacional.


Medidas Propostas
  1. Campanha de sensibilização nacional apoiada pela Secretaria de Estado da Juventude e Desporto e pela Federação Portuguesa de Futebol – Na final da Supertaça “Cândido de Oliveira“, onde se poderão visualizar tarjas com slogans, pequenos testemunhos… e cada jogador entrará no relvado com uma camisola alusiva ao combate às fake news.
  2. O governo deverá criar um gabinete de apoio aos visados por notícias falsas, avaliar o impacto dessas notícias na vida dos mesmos e prestar apoio jurídico/psicológico em de caso de necessidade.
  3. O Ministério da Educação deverá incentivar as escolas a criarem projetos de articulação vertical, entre alunos de diferentes ciclos de ensino, em colaboração com os docentes de Cidadania e Desenvolvimento, os Psicólogos Escolares, Associações de Pais, etc. Estes projetos passam por levar os alunos de anos de escolaridade mais avançados a realizar palestras ou ações de sensibilização a alunos de anos de escolaridade mais baixos ou até a pais/Encarregados de Educação.