PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica D. Manuel I, Pernes, Santarém


Exposição de motivos
Esta edição do Parlamento dos Jovens é, mais uma vez, essencial aos nossos dias. Tal como nos indica o Digital News Report Portugal 2021 da Agência Reuteurs “as condições informativas extremas proporcionadas pela pandemia conduziram, por um lado, ao intensificar de fenómenos desinformativos já conhecidos e, por outro, ao surgimento de novas expressões de desinformação nas redes sociais, nomeadamente nas apps de mensagens. A percentagem de portugueses que se dizem preocupados com o que é real e falso na Internet manteve-se relativamente inalterada face a 2020. No entanto, há mais portugueses a revelar menor preocupação quanto a conteúdos desinformativos online (10,2% em 2021, face a 6,1% em 2020)”.
Perante esta atitude cada vez mais passiva face a esta situação e aos perigos inerentes desta nova forma de procurar, partilhar e viver com conteúdos urge fazer-se este debate.


Medidas Propostas
  1. Criar um programa televisivo transmitido nas diferentes plataformas da RTP em que alunos e celebridades expõem as suas experiências perante as notícias difamatórias que divulgaram sobre eles ou os seus próximos, e como isso afetou o seu quotidiano
  2. Sessão nas Escolas em que os alunos procuram conhecer as notícias difundidas a nível local e regional por forma a verificar a veracidade de todos os factos e repartilham os resultados com a Comunidade envolvente.
  3. Promover trocas de aprendizagens entre alunos de diferentes ciclos de ensino, em colaboração com os docentes de Cidadania e Desenvolvimento, Tecnologia Informação e Comunicação; com os Psicólogos Escolares; e as Associações de Pais e Estudantes com o fim de melhorar os meios e os filtros de pesquisa e verificação usados pelos alunos para realizar trabalhos académicos.