PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Mem Ramires, Santarém


Exposição de motivos
O tema do Parlamento dos Jovens, edição 2021-2022- “QUE ESTRATÉGIAS PARA COMBATER A DESINFORMAÇÃO” é altamente pertinente e vai ao encontro das nossas preocupações e do nosso presente! Desinformação ou Fake News – termo surgido em 2016, na sequência das eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, são (des)informações com conteúdo propositalmente falso, parciais e tendenciosas, geralmente usadas com interesses obscuros, muitas vezes económicos e políticos e que têm como objetivo ludibriar, assustar e disseminar o ódio. Urge, assim, informar os nossos colegas, desmistificar e esclarecer – quanto mais cedo melhor, com o objetivo pedagógico de moldar consciências que procurem, sempre, a verdade e a justiça. Em suma, fazer com que possamos ser, futuramente, cidadãos ativos, preocupados, que pugnam pela defesa e pelos valores da Democracia. Na Escola Básica 2.3 Mem Ramires procurou-se atingir esse objetivo, com a nossa Lista V – “Verdade na Informação”, através de sessões realizadas nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento e de História. Para além da Sessão Escolar, visualizou-se os vídeos propostos no site https://jovens.parlamento.pt/, assistiu-se a episódios do programa televisivo Polígrafo SIC, através do site https://poligrafo.sapo.pt/autor/poligrafo-sic, realizaram-se debates e produziu-se um vídeo informativo sobre a temática. As propostas, elaboradas pelos discentes, e que foram mais votadas pelos mesmos, visaram, acima de tudo, o combate à proliferação da desinformação, quer numa perspetiva mais prática - o como evitar a proliferação da desinformação, quer através da pedagogia e ensino, na perceção das fake news e na busca pela verdade.


Medidas Propostas
  1. “Notícias com certificação QR Code” Através de uma App da Autoridade Reguladora da Comunicação Social. A certificação é feita por jornalistas junto da ARCC. A notícia, ao ser certificada, faz o jornalista identificar-se como “pai” daquela mesma informação. Este, passa a ser responsável profissional e criminalmente mas também lhe é garantida defesa jurídica, liberdade e independência. Isto, fará com que os meios de comunicação procurem percentagens elevadas de notícias certificadas.
  2. “Construção de um site onde se explique a desinformação e como possamos perceber se é uma fake new”. Site internacional, onde os meios de comunicação teriam que aderir, após uma inspeção ao meio de comunicação, difusor de notícias. O site teria que atribuir um logótipo na notícia, dizendo se o meio de comunicação é ou não credível. Assim, quando os leitores pessoas “abrissem” essa notícia, apenas se patenteasse esse logótipo é que se poderia afirmar que é uma notícia fidedigna/credível.
  3. “Nas escolas/instituições de ensino ensinar a identificar fake news”. Como? – Ler o Conteúdo na Íntegra; Verificar a origem da Notícia; Pesquisar outras fontes; Confirmar a data da notícia. A aprendizagem das crianças/jovens na identificação de fake news irá gerar menos possibilidade de difusão dessas mesmas fake news.