PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica de Marinhais, Salvaterra de Magos


Exposição de motivos
Jovens e adultos são frequentemente induzidos em erro por falsa informação veiculada na internet e nalguns órgãos de comunicação social. O governo deve estar atento a esta problemática e desenvolver legislação que permita o combate a este flagelo.
A criação de um site, simples e esclarecedor, com um guia que permita a identificação de notícias falsas, será uma ferramenta que ajudará no apuramento da veracidade das informações difundidas. Este site assim como os diversos cuidados a ter com a informação a que temos acesso no dia-a-dia, devem ser explicitados e difundidos num anúncio esclarecedor. Este anúncio deve ser criado pelas autoridades de segurança do país, nomeadamente pelo governo, e deve ser divulgado de forma a todos os cidadãos terem conhecimento do mesmo.
Numa medida mais direcionada aos jovens, a nossa escola propõe que, nas aulas de cidadania de todas as escolas do pais, fiquem reservadas uma parte para tratar este tema. É frequente assistirmos a partilhas realizadas por jovens e até adultos também. em que não houve preocupação de verificar se o autor ou a fonte da publicação são fiáveis, A data da publicação é também frequentemente desajustada ao momento em que esta surge e pode deturpar a situação real daquele informação em questão.


Medidas Propostas
  1. Criação de um site oficial, simples e esclarecedor, com um guia que permita aos cidadãos identificar noticias falsas.
  2. Elaboração de um anúncio esclarecedor que alerte a população em geral para o perigo das fake news.
  3. Inclusão do tema das Fake News nas aulas de Cidadania e TIC.