PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária do Cartaxo


Exposição de motivos
Todos nós sabemos que por vezes existem notícias falsas, que nos levam a ter uma perspetiva sobre algo, que não está correto nem comprovado. Mas o que são FAKE NEWS? As FAKE NEWS são um tema cada vez mais falado na nossa sociedade. A distribuição deliberada de informação falsa e de rumores, independentemente dos meios de comunicação e motivação à sua criação, como objetivo de, entre outros, beneficiar pequenos grupos de pessoas, diminuir a confiança das mesmas nas instituições e nos processos sociais estabelecidos. São notícias virais, pois circulam na Internet e o leitor assimila a informação sem estar certa, partilha-a ou transmite-a e assim circula sem controlo. Algumas FAKE NEWS tornam se mitos urbanos, pois muitas pessoas acreditam nelas e nem se dão ao trabalho de saber mais sobre o seu conteúdo. Atualmente o nível de desinformação presente na internet está cada vez mais elevado. Pessoas que não têm acesso à internet regularmente, passam a acreditar neste tipo de informações falsas, não procuram mais sobre o tema e vão na conversa destas notícias fictícias. As FAKE NEWS tendem a causar ao leitor reações emotivas, sejam elas positivas, como, compaixão, apoio ou solidariedade, e também emoções negativas como como, censura, indignação ou odio. As emoções causadas aos leitores são a principal forma de espalhar FAKE NEWS. É sempre possível dialogar com alguém sobre este assunto, tentar que compreenda, como se identifica uma notícia falsa, pois como referimos, nem tudo o que vemos na Internet é Verdadeiro!


Medidas Propostas
  1. Campanhas de sensibilização sobre Fake News e programas televisivos em canal aberto, sobre como combater a desinformação.
  2. Consultar sites de confiança que abordem a mesma informação, verificar a sua credibilidade e a data em que foi publicada.
  3. Procurar elementos “estranhos” que nos façam desconfiar da veracidade da notícia, como o final do endereço de email, erros ortográficos ou imagens chocantes.