PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária José Relvas, Alpiarça


Exposição de motivos
Num período em que o digital se tornou fundamental no nosso dia a dia, estando presente na nossa vida privada, mas também na nossa vida escolar, permitindo estar contactáveis e informados, mesmo que isolados pelos mais diversos motivos, reconhecemos o papel da informação digital de extrema importância na sociedade de informação atual.
Contudo, apesar de considerarmos o mundo da informação digital fundamental e cada vez mais necessário, seja pela facilidade de acesso seja pela grande variedade e formato de informação, teremos de colocar algumas questões: Será que podemos confiar em toda a informação que circula na Internet? Podemos considerá-la como verdadeira e utilizá-la com segurança? Ou devemos ter outro tipo de comportamento face à informação que encontramos online?
Todos nós já ouvimos falar em desinformação, mas como é possível haver desinformação se temos acesso a tanta informação? Infelizmente e apesar de tanta informação há a necessidade de saber quais são as informações fiáveis e as que não podem ser consideradas as chamadas “fake news”. Após considerarmos que o problema da desinformação é uma realidade apresentamos medida no sentido de contribuir para jovens mais esclarecidos e conhecedores do mundo que os rodeia. Queremos fazer parte da solução para resolver este problema.


Medidas Propostas
  1. Abordar o tema da desinformação desde o 1º ciclo, promover a cidadania digital, alertando para que nem tudo o que está na net é verdadeiro, sendo este tema parte do currículo de todos os anos nos diferentes níveis de ensino.
  2. Promover debates sobre a temática envolvendo jovens de idades diferentes, especialistas sobre o tema, pais e encarregados de educação de modo a alargar o esclarecimento a toda a sociedade, sendo mais fácil o combate a propagação das notícias falsas.
  3. Criar uma página web, como espaço de partilha de sites duvidosos para que, caso haja dúvida, se possa consultar a “lista negra” facilitando o trabalho a quem precisa da informação, sendo a página gerida por especialista que verificam a informação.