PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Alcanena


Exposição de motivos
A quantidade e diversidade de fontes de informação levam frequentemente à profusão de notícias falsas e consequente desinformação de quem as receciona. Esta é uma problemática que está a atingir dimensões gigantescas e que põe em causa o direito à informação imparcial e genuína, assim como pode criar tensões sociais, levando à violência ou atentando contra a saúde pública. O nosso projeto visa, desta forma, criar medidas que permitam contribuir para a formação dos cidadãos e ainda para a dissuasão de comportamentos irresponsáveis e detratores da verdade.


Medidas Propostas
  1. Criação de uma aplicação que se possa instalar de forma rápida e gratuita para deteção de fake news (formato stayaway covid) que transmita alertas em caso de notícias falsas ou fontes pouco fidedignas.
  2. Aplicação de medidas sancionatórias para os responsáveis por notícias falsas (Ex. retirar a carteira profissional, expulsão das redes sociais, pagamento de indemnizações/coimas).
  3. Dinamização de sessões de sensibilização de toda a comunidade escolar para a responsabilização de tudo o que partilhamos na Internet(palestras, sites, quizzes, divulgação de “dicas” para deteção de notícias falsas).