PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Penafiel


Exposição de motivos
Com a nossa 1º medida, a grande maioria da população teria acesso a uma App gratuita financiada pelo governo onde poderia verificar a autenticidade das notícias. Esta App seria gerida por um departamento jornalístico onde as notícias seriam intituladas como verdadeiras ou falsas, por jornalistas e através de algoritmos. Esta aplicação é um método fácil e acessível para os indivíduos se informarem sobre a autenticidade das notícias que leem, e se de facto se tratar de uma “fake news”, o indivíduo já não acreditará e nem a espalhará.

Com criação desta extensão nos motores de busca (2ª medida), os sites jornalísticos poderiam pedir um selo que os identificasse como “site fidedigno”. Este selo de veracidade seria desenhado especificamente para este tipo de site e seria de fácil identificação. Os leitores ao
verem este selo teriam a certeza de que se tratava de um web site de confiança. Para obterem este símbolo os autores/donos dos sites teriam de fazer um pedido e após uma longa análise e avaliação é este seria atribuído a quem reunisse as condições necessárias. Desta forma os sites de fidedignos teriam algo que os distingue dos restantes.


Medidas Propostas
  1. Criação de uma aplicação governamental, gerida por um departamento jornalístico independente, que permita identificar "fake news" através de algoritmos.
  2. Implementação de uma extensão de motores de busca onde os sites de notícias poderiam solicitar um selo de veracidade, que apenas seria atribuído a sites com notícias fidedignas.
  3. --