PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Escola Básica Infanta D. Mafalda, Rio Tinto, Gondomar
Exposição de motivos
É necessário mais do que nunca compreender que as “fake news” são uma preocupação dasociedade atual e que é urgente combatê-las, porque todos estamos vulneráveis quando recorremos às redes sociais e, tendencialmente, acreditamos nas notícias que nos são apresentadas.
Em primeiro lugar, importa esclarecer que o conceito de “Fake News” é uma notícia falsa, que tem por base a propagação deliberada e célere de informações ou boatos, muitas vezes pouco claros e descontextualizados, e que deturpam a realidade.
Por outro lado, é preciso sensibilizar a comunidade sobre aqueles conteúdos enganadores que são divulgados, que escondem uma tentativa de obtenção de lucro, sob qualquer forma, ou que funcionam como uma forma de manipulação de ideias, para levar a população a aderir e aceitar determinadas ideias, com fins políticos ou outros, ou com fins difamatórios sobre determinada realidade.
Além disso, a rápida disseminação deste tipo de notícias falsas determina a necessidade de serem criados meios e tomadas de decisão, para impedir que este fenómeno continue a assolar a nossa sociedade.
Medidas Propostas
- Promover campanhas de sensibilização, junto da comunidade escolar, tendo em vista o esclarecimento e a promoção da literacia para a informação.
- Criar uma plataforma educativa, onde estão alojados conteúdos lúdicos e pedagógicos, onde, através de jogos interativos, os alunos possam aprender a combater a desinformação.
- Tornar o tema da desinformação como conteúdo obrigatório nas escolas, no âmbito da Cidadania.