PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica de Paço de Sousa, Penafiel


Exposição de motivos
Atualmente, a população arrisca-se a cair diariamente em Fake News, que podem tornar-se demasiado perigosas, provocando consequências gravíssimas, a nível pessoal, familiar, profissional e social. De facto, esta é uma realidade transversal a todos os grupos etários, pelo que é imperioso criar um ambiente seguro e de confiança para todos.
Trabalhar a temática desde a mais tenra idade na escola é uma forma de se conseguir uma população mais esclarecida e mais segura na interpretação das informações a que tem acesso na internet. Deste modo, um investimento na literacia digital será, indubitavelmente, uma mais-valia para atenuar o problema das Fake News.


Medidas Propostas
  1. Criar uma plataforma digital nas escolas, em rede nacional, para filtrar Fake News, permitindo o acesso à informação correta, factual e idónea.
  2. Promover, junto das escolas, a implementação de mais projetos direcionados para o estudo das Fake News, numa perspetiva de articulação interdisciplinar, com enfoque em Cidadania e Desenvolvimento e TIC.
  3. Envolver as Juntas de Freguesia, em trabalho de parceria com a escola, no processo de esclarecimento e formação da população mais idosa sobre formas de reconhecimento e de combate às notícias falsas.