PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Dr. Carlos Pinto Ferreira, Vila do Conde


Exposição de motivos
Acreditamos que as Fake News entram na nossa vida, independentemente do público alvo, da sua faixa etária, sem termos consciência! Acreditamos e temos como verdadeira, muitas vezes, que o que vemos na televisão, o que ouvimos nas rádios, o que vemos e ouvimos na internet e nas redes sociais. De facto, é difícil, em muitas situações, perceber que a noticia é falsa!
Deste modo, pensamos que por meio de uma animação/imagem pedagógica e informativa as pessoas poderão estar mais atentas e não publicar e/ou partilhar noticias falsas. Também acreditamos que se existisse um programa/aplicação nacional que pudéssemos confiar e verificar se uma noticia era verdadeira, evitávamos a propagação de noticias falsas, e que se nas noticias houvesse um símbolo/ícone representativo de veracidade, teríamos a certeza do que estaríamos a ouvir ou a ver.
Com o objetivo de levar as pessoas, que criam noticias falsas, a repensarem nos seus comportamentos, pois muitas das noticias falsas prejudicam muita gente a nível financeiro, psicológico, profissional e pessoal, consideramos que se houver um aumento significativo das multas, evitávamos a continuação da prática de atos enganosos.


Medidas Propostas
  1. Reforçar o uso de imagens e animações que incentivem as pessoas a não publicar e/ou partilhar notícias falsas.
  2. Desenvolver um programa ou extensão que verifique automaticamente as fontes de determinada noticia e que valide a informação atribuindo-lhe um símbolo que garanta a autenticidade da noticia.
  3. Atribuir multas aos criadores de notícias falsas, sendo que parte desse valor reverterá a favor do responsável pela denúncia.