PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica de São Martinho, São Martinho do Campo, Santo Tirso


Exposição de motivos
1- Campanhas de sensibilização e informação sobre o tema " Fake News " Notícias falsas e/ou Fake News circulam atualmente em qualquer rede social e são veículadas pela própria comunicação social, afetando , obviamente a sua credibilidade. Em quê acreditar? É atualmente uma questão que se nos coloca a qualquer momento. Para travarmos o impacto das Fake News há que estar informado/ sensibilizado desde muito cedo. A educação para a informação credível e fidedigna deve ser dada a todos os cidadãos desde tenra idade, tendo a família e a escola um papel central neste processo.

2- Penalizar os infratores
Apesar de ser difícil de fazer prova de um crime de Fake News, é urgente que o Parlamento Português em conjunto com a União Europeia promova leis rigorosas e mais pesadas sobre os infratores.

3- Promover um espírito crítico na população
Vivemos numa sociedade cada vez mais tecnológica, mas com pouco literacia digital. Não é só usar cada vez mais o tecnológico mas também compreender que quando estamos a publicar algo na internet existe um impacto daquilo que publicamos seja para nós ou para os outros.


Medidas Propostas
  1. Campanhas de sensibilização e informação sobre o tema " Fake News "
  2. Penalizar os infratores
  3. Promover o espírito crítico na população