PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Alexandre Herculano, Porto


Exposição de motivos
• Que medidas deverão ser adotadas no imediato para sensibilizar os mais vulneráveis para as consequências da desinformação?
• De que forma pode cada um de nós contribuir para fazer face a este fenómeno?
Precisamos de estar bem informados, não nos deixarmos levar pelos nossos medos, pelas nossas crenças e pelos nossos desejos, precisamos de não considerar que a responsabilidade é dos outros.


Medidas Propostas
  1. Diversificar as pesquisas, verificar a credibilidade das fontes e certificar se o site que se está a visitar é a melhor fonte de informação para a nossa pesquisa;
  2. Ler a notícia na íntegra, não ficar pelo título, antes de partilhá-la e certificar-se se é recente, saber quem é o autor, e se existe mesmo, de modo a evitar a divulgação de notícias imprecisas ou falsas;
  3. Assumir a responsabilidade sobre o conteúdo que partilha/divulga e ser crítico face à informação que consulta/recebe, não confiando antes de pesquisar sobre o assunto.
    Precisamos de resistir ao clickbait fácil. Nós também podemos ser FactCheckers. Não é difícil, dá algum trabalho, mas rende informação credível!!!