PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Carolina Michaelis


Exposição de motivos
A nossa ideia sobre o combate contra as fake news seria aplicada através da criação de campanhas de sensibilização e educação contra as fake news. As campanhas teriam início nas escolas como projeto piloto.
As campanhas seriam aplicadas principalmente em cidadania, ensinando o porquê da desinformação ser um problema grave na nossa sociedade. Já noutras disciplinas o assunto seria abordado de forma mais subtil. Por exemplo em história, poderia ser ensinado como a desinformação foi propagada e como esta causou vários “estragos” na história da humanidade.
A medida proposta pode ser implementada nas escolas logo que possível, no entanto seria um projeto que demoraria algum tempo para mostrar resultados firmes.
Em cidadania, o assunto seria abordado de maneiras diferentes de acordo com a idade dos alunos. Fazendo assim com que os mais novos aprendessem de formas divertidas e interativas, com jogos e trabalhos manuais.
Para as crianças mais novas o assunto acerca das fake news seria abordado de forma mais simples, não falando sobre o “mundo exterior” – política, economia, etc. – mas dando exemplos de situações que poderiam acontecer com eles mesmos na escola – mentiras que poderiam levar a insultos e ao bullying.
Já com jovens mais velhos o assunto podia ser falado de forma mais complexa, mostrando já o que acontece/aconteceu no “mundo exterior”, mostrando como certas decisões levadas pela desinformação podem afetar a vida deles mais para a frente, por exemplo quando forem votar, quando tiverem de escolher um emprego, etc. A forma como isso seria ensinado em cidadania seria através de trabalhos de investigação em grupo – os professores entregariam uma notícia a cada grupo e estes teriam de descobrir se se trataria de uma fake new ou não; através de um jogo que incentivasse o espírito crítico de cada pessoa participante no jogo.
Um blogue seria criado e aplicado juntamente com o projeto piloto da sensibilização e educação. O blogue seria trabalhado principalmente em TIC e teria ajuda de outras matérias como português e inglês. Uma vez em cada semana, nas aulas de português seria feito um resumo das fake news e nas aulas de inglês seria feito a tradução de algumas fake news.
Nas aulas de TIC seriam criados pequenos grupos de alunos onde trabalhariam no blogue com a ajuda de um professor responsável.
Em suma, em qualquer idade falar-se-ia sobre os problemas das fake news através de como isso os afetaria pessoalmente. Mas nos anos mais velhos o blogue seria a medida mais trabalhada.


Medidas Propostas
  1. Campanhas de sensibilização e educação contra as fake news.
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