PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Manoel de Oliveira, Porto


Exposição de motivos
A primeira medida consta da criação de um símbolo de verificação de veracidade da informação, por parte de uma entidade do Estado. Ao existir controle moderado da informação, que passa por todos os meios de comunicação, as pessoas sentir-se-ão muito mais seguras, pois têm a certeza de que essa informação é verdadeira e que não estão a ser enganadas. O símbolo é uma forma muito simples e prática de as pessoas saberem que a informação que estão a ler ou ouvir é de confiança. O símbolo deveria ser utilizado apenas em notícias que passam em Portugal, excluindo toda a informação que possa ser publicada noutros países, mesmo que fale de Portugal, visto que não podemos obrigar fontes de informação que não estão presentes em Portugal a “obedecer” a uma regra estipulada cá.

A segunda medida, pretende realizar diferentes projetos de sensibilização, dependendo da idade e nível de conhecimento de cada camada da população. Estes projetos têm, como objetivo, apelar a uma sociedade informada e preparada acerca de problemas modernos, como é o caso das fake news, que muitas vezes são desconhecidas pelos mais adultos/ idosos. É muito importante sensibilizar os mais novos, visto que são eles que passam mais tempo em frente aos meios de comunicação social, mas também os mais velhos, que tentam incorporar-se nesta nova era digital e desconhecem muitos dos problemas da Internet. Nos espaços de trabalho, como por exemplo, escritórios realizar-se-ia uma distribuição de panfletos e/ou posters (de papel reciclado) para que os trabalhadores pudessem lê-los, sendo uma forma mais prática e simples de informar as pessoas.

A terceira medida consta do controle da competência dos gestores de comunicação/marketing. A entidade patronal deve estar mais atenta a infrações das regras (publicação de fake news) e aplicar os devidos processos disciplinares aos responsáveis, se os gestores forem competentes e genuínos, as fake news irão diminuir bastante.


Medidas Propostas
  1. Criação de um símbolo de verificação de veracidade da informação, esse símbolo seria criado por uma entidade do Estado que estivesse encarregue de aprovar e vigiar o conteúdo das notícias nacionais em diferentes empresas e fontes de informação.
  2. Realizar projetos/ações de sensibilização nas escolas e em espaços de trabalho, criando anúncios televisivos e em estações de rádio, distribuindo de panfletos em espaços de trabalho, tal como formações/cursos que ensinam a população adulta e até mesmo idosa a detetar e encarar as fake news, abrangendo também alguns temas sobre a segurança na Internet, visto que estão interligados.
  3. Apelar aos gestores de comunicação/marketing de que devem estar mais atentos e serem capazes de travar a divulgação de fake news, sem ter algum tipo de interesse por trás (audiências, likes , visualizações e lucro). Caso haja alguma infração, aplicar processos disciplinares aos gestores de comunicação/marketing que aprovarem a publicação de fake news.