PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica de Marco de Canaveses


Exposição de motivos
A questão das fake news deve ser discutida e sujeita a uma reflexão por parte de todos.
A verdade é que a responsabilidade é de todos. A comunicação social precisa impedir a produção de notícias falsas. As redes sociais e outras empresas digitais necessitam de criar mecanismos que permitam inibir a propagação dessas notícias em grande escala. O governo precisa de fiscalizar e punir os responsáveis pelas fake news. E os usuários precisam ter senso crítico para identificar as fake news que chegam até eles e contestá-las.
É possível identificar uma série de ações e discussões que estão sendo feitas em torno desta temática, desde legislação até a adoção de novas tecnologias, como inteligência artificial e outras ferramentas, no entanto falta sensibilizar e criar mecanismos que permitam ao último elo da cadeia de informação – o usuário – detetar e denunciar toda a desinformação que lhe chega à distância de um clique.
Assim é do maior interesse discutir este tema entre os jovens, pois são eles que mais tempo dedicam aos conteúdos digitais e são, também eles, que mais afetados são pelas Fake News.
As medidas preconizadas no nosso Projeto de Recomendação passam pela deteção, penalização e denúncia de Fake News.


Medidas Propostas
  1. Promover o desenvolvimento de campanhas de sensibilização junto de utilizadores da Web, com o objetivo de alertar para os riscos/perigos que certos sites possam conter.
  2. Criação de uma aplicação que detete Fake News.
  3. Coimas para quem publique e dissemine notícias falsas.