PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Escola Básica À Beira Douro, Medas, Gondomar
Exposição de motivos
Primeira medida: Devemos ler a notícia toda e não só os títulos porque nem sempre os títulos dizem o que realmente a notícia é. Os títulos normalmente vêm escritos com letras maiores e em negrito para captar a atenção de quem está a ler mas devemos dar muita importância ao resto da notícia com palavras mais pequenas e mais discretas. Ler a notícia toda é muito importante e deve-se conferir se é verdadeira antes de fazer comentar sobre ela a alguém.Utilizar apenas fontes de informação confiáveis.
Segunda medida: Sempre que lemos uma notícia na internet devemos confirmar se a fonte é fiável, investigando o site em que é publicada a fim de sabermos se o mesmo é um site confiável.Se o autor da notícia é alguém que não conhecemos; se até a sua fotografia de perfil é falsa; se o nome do site que é partilhado não for de nenhum órgão de informação, devemos desconfiar. O Centro Nacional de Cibersegurança criou um curso gratuito que nos ajuda a saber como atuar em caso de notícias falsas. A Agência Lusa tem um programa de combate às fake news chamado “combate às fake news/ contra fake” com várias ferramentas disponíveis que nos ajudam a combater esse problema que cada vez existe com mais frequência.
Terceira medida: Hoje em dia já existem muitos especialistas que nos ajudam a detetar fake news. Há inclusivé programas de televisão, como por exemplo o Polígrafo - Sic, que nos ajudam a criar uma cultura de cidadania digital e a ter um pensamento crítico na leitura e análise das várias fontes de informação, fazendo com que haja mais segurança e consciência de possíveis fake news.
Medidas Propostas
- Ler a notícia inteira, não apenas o seu título.
- Investigar o site/autor da publicação.
- Consultar especialistas.