PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Externato Camões


Exposição de motivos
Quantas vezes entraste nas redes sociais e te deparaste com uma notícia escandalosa sobre a tua celebridade favorita? O teu primeiro instinto é partilhá-la e comentá-la e nem te preocupas com a sua fonte ou com a sua veracidade. Assim, as pessoas com quem tu partilhas também partilharão com outras e, desta forma, sem nos apercebermos, espalhamos algo potencialmente falso.
No mundo atual, estas situações são bastante frequentes no nosso dia a dia, e com a globalização do acesso à Internet, este problema tem e terá tendência a aumentar exponencialmente.
As propostas que apresentamos são uma possível solução para aquele que talvez seja um dos maiores problemas da atualidade. Assim, deixamos aqui a questão: Será que todos os meios de informação e comunicação a que temos maior acesso são totalmente confiáveis? Será que devemos partilhar tudo aquilo que vemos, sem primeiro confirmar se é realmente verdade?
O nosso conhecimento do mundo só será certo quando a informação a que acedemos for fidedigna e construtiva.


Medidas Propostas
  1. De modo a controlar as notícias divulgadas e consultadas, na Internet, por milhares de pessoas, a primeira medida consiste na criação de um maior número de cargos de fiscalização totalmente imparciais, nomeadamente uma “polícia virtual” constituída por indivíduos formados em jornalismo, com a função de atribuir selos de verificação à informação divulgada (notícia confirmada, em confirmação e não confirmada).
  2. Tendo em consideração o facto de a nossa geração ter sido moldada com o acesso livre a todos os meios de comunicação, é a que, provavelmente, se encontra mais sujeita ao impacto da desinformação. Propomos um maior investimento por parte do Ministério da Educação na área da tecnologia e informação, como a criação de momentos semanais ou mensais, por exemplo, nas aulas de Cidadania e TIC para debate e pesquisa das notícias mais recentes e mais polémicas, de forma a confirmar a sua veracidade.
  3. Implementação de um dia, provavelmente celebrado nas escolas, dedicado à realização de atividades de caráter mais informativo como palestras e apresentações, de modo a alertar para a importância do combate à desinformação e dar-se-iam a conhecer fontes fiáveis para a verificação das notícias. Este dia seria, provavelmente, marcado para o dia 18 de maio (dia seguinte ao dia da Internet).