PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica de Eiriz - Ancede, Baião


Exposição de motivos
A Assembleia de Escola reunida na Escola Básica de Eiriz, Baião, em Sessão Escolar, constituída no âmbito do Programa “Parlamento dos Jovens”, após campanha eleitoral e eleições livres e democráticas, chamada a discutir o tema “Fake News – Que estratégias para combater a desinformação”, analisou um conjunto de doze medidas. Estas, resultaram de algumas preocupações explanadas durante o debate: a responsabilidade social das empresas que gerem as redes sociais; a responsabilidade dos órgãos de comunicação social; a formação aos mais desprotegidos, como as crianças/jovens e os idosos; e o papel das escolas na formação integral dos cidadãos.
As medidas mais votadas, para além de se alicerçarem em alguns destes pontos, procuram também contribuir para combater um problema que se alastrou com o uso de mecanismos móveis de acesso generalizado, utilizando esses mesmos recursos como parte para a solução do mesmo.
Por último, o caráter de urgência está bem marcado nestas propostas. Urgência em identificar o perigo o mais precocemente possível para se conseguir travar muita da divulgação a tempo.


Medidas Propostas
  1. Criação da App “Stay Away Fake News”, a partir de uma base de dados colaborativa à escala nacional e local.
  2. Criação de um sítio eletrónico, de apoio escolar, de fácil consulta, com vídeos, imagens e alertas sobre “Fake News”.
  3. Tornar obrigatório o tema “Fake News” nas disciplinas de TIC e de Cidadania.