PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor


Exposição de motivos
Em pleno século XXI, cada vez mais, as redes sociais e os media fazem parte do nosso quotidiano. Isso é muito bom, estarmos informados e podermos comunicar com qualquer pessoa em qualquer lugar, mas também tem alguns lados negativos.

Um dos aspetos negativos é que a divulgação de informações erradas pode prejudicar múltiplas pessoas, exemplo disso foi o início da pandemia, que gerou muitas dúvidas, provocando diversas Fake News tanto a nível dos tratamentos, das vacinas e das regras a cumprir, o que fez com que algumas pessoas tivessem comportamentos de risco o que levou a elevados problemas de saúde.

As Fake News são um problema grave devido à facilidade e rapidez com que se publicam e divulgam pelas pessoas, a interpretação errada que cada um pode ter e a falta de investimento no tema, seja a nível monetário, a nível de informação e a nível de interesse das pessoas.

Sendo assim nós propomos uma maior injeção de capital nos órgãos reguladores de notícias falsas, a criação de uma base de dados com símbolos nas publicações dos sites que comprovam que a fonte da notícia é falsa e as Fake News passarem a ser um tema mais abordado a Cidadania, TIC e eventos escolares.


Medidas Propostas
  1. Maior injeção de capital nos órgãos reguladores de notícias falsas.
  2. Criação de uma base de dados com símbolos nas publicações dos sites que comprovam que a fonte da notícia é segura.
  3. “Fake News” passarem a ser um tema mais abordado nas aulas de Cidadania, TIC e em eventos escolares.