PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Padre Joaquim Maria Fernandes, Sousel


Exposição de motivos
Medida 1 - Sabendo que as fake news circulam de forma rápida e em grande escala devido às partilhas nas redes sociais, Quando as pessoas virem um artigo falso nessas, devem utilizar as mesmas redes sociais para denunciar essas fake news. Se as redes sociais podem espalhar de uma forma rápida e em grande escala, as mesmas redes sociais podem contribuir para repor a verdade na mesma dimensão, isto é de forma rápida e em grande escala. Para que isso seja possível as pessoas terão que ter consciência que podem contribuir ativamente para promover a informação. Antes de denunciar as pessoas quando encontram um artigo na internet devem estar conscientes que pode ser falso e devem procurar saber se o mesmo é verdadeiro ou falso. Para isso podem tentar consultar várias fontes é só depois denunciar, recorrendo como já foi referido às redes sociais.
Medida 2 - Todos os sites deveriam ser obrigados a utilizar um símbolo de garantia. Uma entidade reguladora tomaria conta deste sistema e teria de analisar todos os sites e identificá-los. Este símbolo seria um selo de qualidade, que transmitiria confiança aos utilizadores/leitores.
Medida 3- É sabido que existe a cobrança de multas e a aplicação de penas aos criadores de fake news. No entanto, o maior problema reside no processo de divulgação das fake news. Por isso, sempre que se concluísse que a divulgação era feita de forma consciente, os responsáveis, que alastram as fake news intencionalmente, enquanto culpados, deveriam ser punidos tal como os criadores.


Medidas Propostas
  1. Avaliar a veracidade, denunciar e partilhar nas redes sociais as fake news.
  2. Criação de um símbolo que identifique os sites confiáveis.
  3. Cobrança de multas para os autores/divulgadores de fake news.