PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária da Ramada, Odivelas


Exposição de motivos
A necessidade de tomar medidas que travem o flagelo das “fake news”, ou de desinformação nos media, moveu este grupo de jovens que esperam poder representar a voz de todos no parlamento e trazer à discussão soluções concretas.
A rapidez com que as notícias falsas se deflagram, em muito impulsionadas pelo poder das redes sociais, aliada à evolução acelerada da tecnologia, constituiu um duplo desafio – por um lado, como garantir que as notícias falsas são identificadas e erradicadas; por outro, como assegurar que as mesmas não são espalhadas a um ritmo impossível de travar.
Acreditamos que a informação e a literacia para os media são as nossas principais armas, uma vez que será com a (re)educação que poderemos assegurar um futuro melhor. Acreditamos também que as nossas medidas são exequíveis e que podem ajudar no combate deste flagelo. Não nos podemos esquecer que a desinformação pode ser fatal.


Medidas Propostas
  1. Criar um certificado digital (selo de qualidade), que ateste o caráter fidedigno das notícias veiculadas nos diferentes media digitais.
  2. Criar uma entidade provedora e reguladora, composta por jornalistas, técnicos informáticos e especialistas da área jurídica.
  3. Projeto nacional para a literacia dos media e das “Fake News”, associado ao currículo obrigatório nos diferentes níveis de ensino.