PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado, Loures


Exposição de motivos
A desinformação é um fenómeno global, pode assumir diferentes formatos, nomeadamente são designadas genericamente por fake news. Servem-se, muitas vezes, das emoções para captar a atenção e gerar cliques, por razões económicas ou ideológicas. Mesmo quem tem boas capacidades no domínio digital pode ser enganado ou manipulado. Este fenómeno preocupa-nos muito, dado que, atingiu proporções gigantescas representa um perigo para a democracia em geral. Simultaneamente, existem muitas pessoas que não conseguem detetar as noticias falsas e enganadoras apresentadas e divulgadas para afastar os cidadãos do conhecimento factual da realidade e para obter vantagens económicas ou para enganar o público. Sabendo que a informação é a melhor defesa contra a desinformação e que esta deve ser reconhecida e combatida de diversas formas, porque é um fenómeno global e abrange todos dos mais novos aos mais idosos.


Medidas Propostas
  1. Criação de uma estratégia nacional de informação como reconhecer e combater as chamadas "fake news" recorrendo a plataformas digitais com pequenos vídeos e imagens , meios de comunicação tradicionais e digitais.
  2. Incluir no currículo do 2º e 3º ciclos do ensino básico, no ensino secundário e nos cursos profissionais, o ensino dos malefícios, de formas de detetar e estratégias para combater a desinformação em várias disciplinas e até em projetos.
  3. Realização de uma campanha nacional com o envolvimento de pessoas famosas e influenciadoras para divulgar os malefícios da desinformação, como detectar e combater as "fake news".