PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas do Restelo, Lisboa


Exposição de motivos
Projeto de Recomendação do Agrupamento de Escolas do Restelo baseia-se em 3 premissas principais:
Medida 1 - A importância de combater a desinformação nas escolas, pois os alunos são os melhores veículos de disseminação de ideias e implementação de novos hábitos, a partir da influência que têm na sensibilização das suas famílias;
Medida 2 - A importância de combater a desinformação na comunidade em geral, mais concretamente nas famílias que não têm elementos em idade escolar;
Medida 3 - A importância de criar mecanismos informáticos, que superem a simples consciencialização da população, impedindo a publicação e disseminação de notícias falsas, que, para além de promoverem a desinformação, podem contribuir para criar graves problemas a todos aqueles que direta ou indiretamente são influenciados por elas, e a penalização de quem o faz.


Medidas Propostas
  1. Maior investimento na educação, no que se refere à abordagem do tema "Fake News", nomeadamente elaboração de guiões de exploração do tema, com diferentes níveis de complexidade, a serem abordados nas escolas, e existência de protocolos com entidades que visitem as escolas ou façam Webinares, para ensinar os alunos a identificar uma notícia falsa, abordando, igualmente, a forma como estes podem disseminar esta informação junto das suas famílias e amigos.
  2. Criar campanhas, palestras, programas de TV e de Rádio, etc., para a população em geral, no sentido de promover a identificação das notícias falsas, a sua não disseminação e a sensibilização para os efeitos que estas podem ter naqueles que direta ou indiretamente estão envolvidos nas mesmas, mas também para a população em geral.
  3. Criar um software que funcione como um filtro para garantir que notícias falsas não estão na Internet e criar penalizações, como multas ou exclusão de contas, para quem publica notícias que não são verdadeiras.