PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Fernando Namora, Amadora


Exposição de motivos
As Fake News são notícias falsas fabricadas por pessoas propositadamente ou por vezes inocentemente, para levar outras pessoas a acreditar na informação que transmitem, Isto pode-se tornar um problema grave para a nossa sociedade. Ninguém está livre de, pelo menos uma vez, partilhar ou divulgar uma notícia falsa, pois acredita que todas as pessoas estão de boa fé na rede.
Na maioria das vezes são os mais novos que, em casa, dominam a tecnologia e estão sempre ligados. É através deles e principalmente por eles que o trabalho deve começar. Numa sociedade imediatista, só com exemplos concretos, do tipo causa e efeito, os mais jovens poderão entender a dimensão do problema.
Este assunto não se refere apenas aos mais jovens. É um problema global e como tal tem que ser analisado como um todo, pela escola e pelas famílias com a ajuda das instituições. Os pais têm de ser chamados a contribuir para a solução. Muitas vezes também eles são arrastados para a partilha de notícias falsas. Com o auxílio dos professores, pais e população mais jovem conseguiremos encontrar um caminho para minimizar este problema.
Nem só a população está em perigo com a proliferação das notícias falsas, as empresas e em particular, as grandes empresas podem ser um alvo levando ao seu enfraquecimento e colocando em risco muitos postos de trabalho.


Medidas Propostas
  1. Existir uma "assinatura digital própria" exclusiva de cada marca.
  2. Apostar na divulgação e sensibilização, através de campanhas publicitárias, junto da população escolar de exemplos de Fake News e das suas consequências.
  3. Organizar sessões conjuntas com pais, professores e alunos de partilha de informação sobre como combater este fenómeno.