PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Fundação CEBI - Colégio José Álvaro Vidal


Exposição de motivos
A proliferação e a influência que os media, nas suas diversas formas, têm sobre a sociedade e sobre as opiniões de cada um, trouxe um crescente aumento de notícias que nem sempre correspondem à verdade. As notícias falsas ou “Fake News” são o termo mais utilizado para apelidar uma mentira em tom de notícia e podem ser apresentadas de várias formas (clickbait, fait diver …). Estas são muitas vezes um meio de influenciar os leitores em várias áreas, tais como a política ou a saúde.
Conscientes dos efeitos nocivos que este tipo de práticas provoca nas sociedades democráticas, urge alterar a situação implementando medidas responsáveis que promovam a veracidade dos factos e promovam a cidadania responsável entre todos aqueles que têm a missão de informar.


Medidas Propostas
  1. Aumentar o uso de ferramentas Fact checking, como o Fact Checking Tools, da Google, que permita identificar a pessoa/entidade que publicou e identificando a sua veracidade através dos termos “verdadeiro” ou “falso”.
  2. Nos estabelecimentos de ensino, promover sessões de sensibilização nas diferentes turmas, uma a duas vezes por período/semestre, nas quais os professores, preferencialmente de Cidadania e Desenvolvimento ou TIC, possam abordar a temática das “Notícias Falsas” divulgando sites mais seguros. Pretende-se assim, que os alunos fiquem a conhecer o tema e o conceito de Fake News, tão falado hoje em dia e sejam alertados para a fiabilidade dos sites, através de atividades lúdico-didáticas.
  3. Criação de programas televisivos, nos canais de serviço público que divulguem e clarifiquem as notícias que fornecem informação duvidosa, para que assim esta mensagem chegue a um maior número de população.