PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Internacional de Torres Vedras


Exposição de motivos
Considerando que um dos principais objetivos da escola é transmitir conhecimento, incutir valores de cidadania e direitos humanos e contribuir para uma vivência informada, crítica e responsável dos jovens, um dos seus grandes desafios passa por criar estratégias para combater a desinformação.
As fake news podem causar desordem intelectual nos jovens e afetar a sociedade em geral. Assim, é importante ensinar os alunos a lidar com as redes sociais, principais fontes de fake news; criar ferramentas para que saibam como proceder antes de compartilhar uma notícia; como identificar fake news e distinguir o falso do verdadeiro; sensibilizar para o perigo da desinformação para a saúde e a democracia.
Com base nesta realidade, é fundamental que família, a escola, o Estado e as autoridades trabalhem em parceria, reinvistam na educação e na formação dos jovens e na responsabilização da sociedade em geral, respetivamente.
As propostas a seguir apresentadas visam dar um contributo nesse sentido. Com a primeira medida, pretende-se contribuir para uma cidadania ativa e um pensamento crítico dos alunos, ferramentas essenciais para detetar desinformação nas redes sociais. Com a segunda medida,
pretende-se dar segurança às pessoas que leem as notícias todos os dias e credibilidade aos meios de comunicação. A terceira medida visa responsabilizar as instituições que publicam notícias falsas.


Medidas Propostas
  1. Criação de um projeto multidisciplinar “Pensamento-Crítico”. Este projeto pretende abranger os alunos de 2º e 3º ciclos de ensino e enquadra-se no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Informática e Tecnologias de Informação, abordando as temáticas: Aprendizagens digitais, Comunicação Online e Desinformação, Segurança na Internet. A avaliação dos alunos seria feita através da realização de um trabalho multidisciplinar e/ou da sua participação em debates.
  2. Criação de um selo de certificação de notícia. Este selo de certificação de notícia pretende abranger todas as instituições. Para a facilidade no processo, seriam as empresas que emitem notícias que tinham que se candidatar, junto da API, a devida certificação. A colocação deste selo nas notícias digitais iria conter uma hiperligação a um site, criado para o efeito.
  3. Aplicação de multas às instituições que divulguem notícias falsas, de acordo com a gravidade das mesmas.